Clear Odontologia
Clínica
 Você sabe o que é bruxismo?

Não, não é nenhuma referência ao dia 31 de outubro. Bruxismo é o hábito de ranger e/ou trincar os dentes durante o sono. É uma das desordens funcionais dentárias mais complexas e destrutivas, que resulta no desgaste dos dentes de maneira anormal e avassaladora, podendo ocasionar dor nos dentes, prejuízo estético, entre outros problemas.

O bruxismo está intimamente ligado a estresse emocional e físico, e consiste na forte contração dos músculos da mastigação. Por isso, pacientes portadores de bruxismo geralmente sentem os músculos da face doloridos ao acordar. Outros sintomas comuns são dores de cabeça que podem atingir até os ouvidos, dores na articulação da mandíbula, desgaste dentário, ruído característico durante o sono, sensibilidade dental, dificuldade para abrir a boca, ruídos na articulação, entre outros.

Pacientes com bruxismo devem usar uma placa mio-relaxante, confeccionada pelo dentista, que reduz a atividade muscular e protege os dentes do desgaste destrutivo. Além disso, um programa de redução do estresse deve ser pesquisado para cada caso.

A propósito: chama-se bruxismo, porque deriva da palavra grega "bruxus", que significa atrito, e portanto não tem nada a ver com velhinhas mal-encaradas.

voltar topo da página
B4W - Consultoria em Internet