Bruxismo em crianças

O Bruxismo caracteriza-se pelo ato de ranger ou apertar os dentes quando o indivíduo não está desempenhando a função de mastigação ou deglutição. Tem sido relatado como um problema comum no homem moderno, causando dor e desconforto não só na região da boca, mas também em regiões como ATM (articulação temporo-mandibular), cabeça, pescoço e ombros. Sua etiologia pode estar relacionada a fatores sistêmicos, emocionais, ocupacionais e oclusais.

Nas crianças pode estar relacionado à fase de desenvolvimento e crescimento dos arcos dentários onde a troca da dentição pode gerar uma instabilidade oclusal. Outro fator está relacionado a distúrbios emocionais, o que torna especialmente complexo o diagnóstico e determinação do tratamento desta patologia.

Nos casos de presença de desgastes dentários e sintomatologia dolorosa são utilizadas placas de mordida resilientes associadas a exercícios para relaxamento da musculatura. Quando o fator emocional está envolvido, faz-se necessário um acompanhamento psicológico e ingestão de Chá de melissa (Melissa Officinalis), que é uma erva conhecida pelo seu poder relaxante, também com intuito de minimizar a tensão sobre a musculatura (JOSGRILBERG, E. B.; GUIMARÃES, M.; GIRO , E.).

Cabe ressaltar que esta patologia multifatorial necessita de cuidados associados com atenção à criança como um todo, de forma a prevenir alterações mais severas na fase adulta.